Jump to content
Search In
  • More options...
Find results that contain...
Find results in...
  • Chatbox

    Lembre-se de ler as nossas regras!
    Load More
    You don't have permission to chat.
Sign in to follow this  
Guest HZ Bot

Partido de Uribe se transforma na primeira força no Congresso da Colômbia

Recommended Posts

Guest HZ Bot
eleicao-colombia.jpg

Homem deposita seu voto neste domingo (11) em Bogotá, na Colômbia (Foto: Carlos Julio Martinez/Reuters)

O partido Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, se tornou a primeira força política do Congresso da Colômbia após as eleições deste domingo (11), ao eleger o maior número de senadores e ser a segunda legenda com mais representantes na Câmara.

Com 94,08% dos votos para o Senado apurados, o Centro Democrático obteve 16,56% da preferência do eleitorado, o que garantirá ao partido 19 cadeiras na casa. Na sequência estão o Mudança Radical, com 13,84%, o Partido Conservador, com 12,45%,e o Partido Liberal, com 12,41%.

O Partido Social de Unidade Nacional (De la U), do atual presidente do país, Juan Manuel Santos, ficou com 11,95% dos votos, conquistando 14 cadeiras no Senado.

Por outro lado, o Partido Liberal venceu as eleições para a Câmara dos Representantes, com 94,47% dos votos apurados. Os liberais tiveram 16,56% dos votos (35 cadeiras). O Centro Democrático ficou com 16,16% (32 representantes). O De la U foi o quarto colocado, com 12,17%, e 25 deputados eleitos.

Apoiadores do partido Farc no encerramento da campanha para as eleições legislativas em Fusagasuga (Foto: Felipe Caicedo/Reuters)

Estreia das Farc

Estavam em jogo 108 cadeiras do Senado e 172 na Câmara. Esta foram as primeiras eleições com o partido das ex-guerrilha das Farc.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia se transformaram no partido Força Alternativa Revolucionária do Comum após o acordo de paz assinado com o governo.

Pelo acordo ficou estabelecido que 5 cadeiras de cada casa serão para candidatos do Farc.

Combinação de fotos mostram os pré-candidatos presidenciais Gustavo Petro e Iván Duque, favoritos para serem escolhidos candidatos pela esquera e direita, respectivamente (Foto: Jaime Saldarriaga/ Reuters)

Primárias

Os colombianos também votaram nas eleições primárias das alianças de direita e esquerda. Iván Duque, herdeiro político do senador e ex-presidente Álvaro Uribe, e Gustavo Petro, ex-guerrilheiro e ex-prefeito de Bogotá, foram escolhidos os candidatos para as eleições presidenciais de 27 de maio.

Fonte: G1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×