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Usando mapas (Dados GIS) para criar paisagens do mundo real na UE4

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Oi pessoal, esse "tutorial" é uma tradução de uma série de tutoriais de um site que eu encontrei. Achei interessante e resolvi fazer uma tradução desse pedaço de introdução ao que vai acontecer nos tutoriais de verdade. O tópico original pode ser encontrado no fórum da Unreal Engine: https://forums.unrealengine.com/community/community-content-tools-and-tutorials/1440040-tutorial-using-maps-gis-data-to-create-real-world-landscapes-in-ue4-in-less-than-a-day

Espero que gostem.

 

Estes tutoriais descrevem um método para criar paisagens do mundo real na UE4. Usamos dados GIS baixados do US Geological Survey, conteúdo de terceiros do mercado da UE4 e um plug-in que desenvolvemos para o Unreal Editor, chamado TerraForm Lite, para importar dados vetoriais (por exemplo, mapas de estradas) como splines na UE4.

Criamos uma área chamada Twin Mountains, a oeste de Mt Washington, NH, EUA. São cerca de 8 km por 8 km de terreno rochoso/montanhoso, em grande parte coberto por florestas. Há estradas, linhas ferroviárias e trilhas para caminhadas.

Nós usamos:

  • Dados do Modelo Digital do Terreno (“DTM”) para gerar um mapa de altura na UE4;
  • Mosaicos de fotografia aérea para criar máscaras de camada de paisagem e;
  • Dados vetoriais GIS para gerar estradas, linhas ferroviárias e trilhas.


Nós os combinamos com ferramentas de terreno procedurais e conteúdo do mercado da UE4 para gerar um terreno do mundo real. Neste tutorial, usamos os dados do GIS para direcionar o conteúdo de "Procedural Landscape Ecosystem" por Gokhan Karayadi (o que é incrível e altamente recomendado - veja abaixo).

Algumas screenshots:

Click image for larger version  Name:	TFP_UE4Forums_3.jpg Views:	1 Size:	194.9 KB ID:	1440041

Click image for larger version  Name:	TFP_UE4Forums_2.jpg Views:	1 Size:	242.9 KB ID:	1440042

À medida que adicionamos mais funcionalidades às ferramentas do TerraForm, adicionamos mais recursos naturais e infraestruturas criadas pelo homem à paisagem e expandimos os tutoriais.

Eu coloquei todos os arquivos fonte GIS criados no tutorial em nosso site (procure por "Samples"), caso você queira apenas fazer os bits UE4. Você precisará de alguns outros softwares para acompanhar todo o processo, mas opções freeware existem para a maioria.

Ele está escrito (não em vídeo) e tem imagens para cada passo, portanto, um pouco longo demais para um post aqui no fórum. Aqui estão os títulos das seções com links:

Usando mapas (dados GIS) para criar paisagens do mundo real na UE4:

  1. Introdução - O que há neste tutorial?
  2. O Básico - O que a UE4 pode (e não pode) fazer.
  3. Dados/Ferramentas - o que você precisa e onde obtê-los.
  4. Download de dados - Instruções para se apossar de dados GIS.
  5. Definindo as extensões de paisagem da UE4 - Como definir as dimensões para a paisagem do UE4.
  6. Exportando dados GIS - Como exportar dados GIS prontos para a UE4.
  7. Editando dados vetoriais - Como editar dados vetoriais GIS para UE4.
  8. Criando máscaras de paisagem - Como criar máscaras de paisagem a partir de imagens aéreas.
  9. Criando a paisagem na UE4 - Como criar um panorama da UE4 a partir do seu mapa de altura.
  10. Superfícies e Vegetação - Usando máscaras para conduzir a texturização e a vegetação procedurais da paisagem.
  11. Adicionando trilhos, estradas, etc. - Importando dados vetoriais como splines UE4

Isso é em apoio a um esforço mais amplo para trazer mais recursos de GIS para a UE4. Existe uma versão gratuita do TerraForm no nosso site.

Se você achar útil, criaremos mais tutoriais e desenvolveremos mais recursos, então, por favor, deixe-nos saber o que você pensa.

Até mais!

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