Jump to content
Search In
  • More options...
Find results that contain...
Find results in...
  • Chatbox

Lembre-se de ler as nossas regras!
    Load More
    You don't have permission to chat.
Eduardo Molina

Ferramenta Crud - agilizando na criação de sistemas php para iniciantes e avançados.

Recommended Posts

Bom depois de um papo no chat, com os administradores, e moderadores que estavam presentes,  de um papo descontraído, na área de programação sugeri esta ferramenta grátis, que pode vir a ser usada para o uso deste desenvolvimento de sistemas, ate simplesmente para fins didáticos.

O nome da ferramenta é crudigniter, pode ser acessado através de ( http://www.crudigniter.com ) esta ferramenta ira gerar um crud( isso significa basicamente que ira gerar  a tela de  registro,  editar, pesquisar, e apagar )  a partir de um arquivo .sql isto é infelizmente a ferramenta só funciona com o mysql (banco que é usado por uns 90% dos servidores de hospedagem grátis, ou pago, do nosso planeta),  vamos a um exemplo básico.

Vamos dizer que tenho um  banco de dados simples contendo,

Spoiler

CREATE TABLE `produto` (
`id` INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
`status` CHAR(1) NOT NULL DEFAULT 'A',
`descricao` VARCHAR(50) NULL DEFAULT NULL,
`estoque_minimo` INT(11) NULL DEFAULT NULL,
`estoque_maximo` INT(11) NULL DEFAULT NULL,
PRIMARY KEY (`id`));

CREATE TABLE `entrada_produto` (
`id` INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
`id_produto` INT(11) NULL DEFAULT NULL,
`qtde` INT(11) NULL DEFAULT NULL,
`valor_unitario` DECIMAL(9,2) NULL DEFAULT '0.00',
`data_entrada` DATE NULL DEFAULT NULL,
PRIMARY KEY (`id`));

Bom com o arquivo sql em mãos, coloquei como anexo no post, basta descompactar ou copiar o código a cima em um documento de texto e salvar como algumacoisa.sql

Você ira acessar o site,  http://www.crudigniter.com e ira ou criar uma nova conta ou entrar com a sua caso já tenha cadastrado.

No caso de criar a conta, tu só precisara de Nome, E-mail, Senha. (e-mail verdadeiro pois é usado para recuperar a senha caso esqueça dela. E a confirmação da conta caso seja necessário)

Bom apos criar sua conta e logar no sistema tu se deparara com a seguinte tela.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_11_40_10.p

Nessa tela tu ira arrastar o arquivo  .sql  em nosso exemplo, estoque.sql ou clicar no botão de upload, eu particularmente sempre jogo o sql ali dentro e ele se vira.  apos ele carregar caso o seu documento esteja na mesma versão do mysql do sistema, isto é acredito que esteja no mysql  5.5. ele ira carregar uma nova tela, que sera semelhante a esta.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_11_47_38.p

nesta tela tu ira clicar em selecionar, "botão verde" ele ira ir para a área de edição.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_11_50_01.p

Neste caso primeiro tu ira clicar ali naquele botão azul, "auto build validation rules" ele ira criar algumas validações conforme foi estipulado no banco de dados, isto é se o campo é do tipo inteiro, ele ira fazer com que no formulário quando o usuário for digitar, ele só aceite números inteiro. que seria o caso do nosso ID_PRODUTO, ali em cima tem um campo muito útil para ser marcado que é o ENABLE PAGINATION, isto é lê ira criar paginação para o usuário já de padrão, quando estiver sendo adicionado, uma entrada de produtos.

Outro detalhe que sera útil nesta tela é la do lado direito da tela tem 1 botão, "configure associativo" isto ele ira ser usado para ligar 2 tabelas em 1 formulário.  No caso, estamos editando um estoque, e estamos na tabela de "entrada de estoque" vamos clicar em associação,  e iremos escolher, a tabela "estoque", e iremos escolher o item que ira mostrar para o usuário quando ele selecionar um produto.

Em meu caso eu selecionei a tabela produtos, em seguida o item Descrição

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_11_57_38.p

e por fim clico em "save Changes" botão azul.

E o sistema ira gerar esta ligação, você só ira entender corretamente o que isso ira resultar na hora que for adicionar uma e

estoque.sql.zip

Aqui em meu exemplo não irei validar as demais tabelas no caso o produto, mas o básico seria ir e clicar no "auto build validation rules"

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_17_28_39.p

Em seguida tu ira clicar no menu lateral no próximo item no caso "Project Opístions " e ira abrir uma tela semelhante a esta.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_17_30_40.p

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

AdminLTE no caso ai, é o layoute(template) que ira vir no script, eles oferecem 3 layoutes ao menos ate o exato momento, 1 é este, depois tem o bootstrap, e por ultimo html puro.

Você ira por ali base url "localhost" , session qualquer coisa que tiver em mente coloquei "algo" pois to sem criatividade. 

Feito isto, basta tu ir em Get code  no menu lateral conforme a imagem abaixo.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_17_34_31.p

Você ira cair em uma nova tela que sera parecida com a que estou mostrando abaixo, onde ira mostrar o Model, controller e View.  Mas  você ira ignorar isto, e observar la embaixo um botão "download complete DB Crud"

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_17_39_00.p

Ao clicar no botão ira abrir um menu "novamente pedindo para selecionar o lyoute(template) que tem interesse eu nunca entendi porque ele pergunta 2x.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_17_41_25.p

Templates são o seguinte.

AdminLTE = https://adminlte.io/themes/AdminLTE/index2.html

bootstrap  = https://getbootstrap.com/docs/4.0/examples/

Plaim Html = html puro para quem gosta de css hardcore

Ao selecionar o que mais lhe agrada, ele ira baixar a pasta do projeto.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_17_45_35.p

Como pode ser observado ele vem compactado com o winzip, só descompactar, e por no seu servidor de teste, xampp, wampp, lampp, vertrigo, o que der nas ideias de usar.  eu particularmente uso o wampp mas vai do gosto de cada um.

Ao colocar na sua pasta de projeto "www"  se tentar abrir o sistema ira observar um erro que poderá ocorrer.  caso seja sua primeira vez com esta ferramenta e que gera utilizando o framework codeigniter. Você ira se deparar com a mensagem que diz que não conseguiu se conectar ao banco de dados.  Para resolver isto,  tera que ir na pasta do projeto, em seguida application/config/

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_17_48_47.p

e ira procurar um arquivo chamado database.php irei deixar uma configuração padrão que provavelmente tu não tera problemas futuros.

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

Apos isto já estaremos próximo de ver o sistema rodando, ainda assim existem algumas configurações que nos garantem um uso do sistema mais eficaz, indiferente de usar localmente, ou em algum servidor.

Inicialmente vamos retornar naquela pasta que estávamos,  application/config/ só que agora iremos editar o arquivo config.php

Por hora essas são as únicas linhas que te interessa

$config['base_url'] = 'localhost/'; /* por padrão vem localhost a não ser que tu altere algo no projeto.  se não me engano eu defini localhost quando criei o projeto.*/

$config['index_page'] = '';  /* neste item se tu baixar o projeto, direto do site do codeigniter ele vem por padrão index.php, mas isso basta remover */

No caso ira alterar para ficar desta forma. digo, alterar apenas essas 2 linhas o resto das configurações por hora não precisa mexer.

$config['base_url'] = 'http://'.$_SERVER['HTTP_HOST'];

$config['index_page'] = '';

com tudo configurado,  já deve abrir o sistema bonitinho.

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_18_14_20.p

Ai basta simplesmente usufruir dos recursos, no meu caso eu não configurei nada além do que mostrei a cima, então digamos no caso eu poderia alterar muita coisa no sistema por exemplo,

Spoiler

Captura_de_tela_de_2018-03-23_18_16_33.p

Quando foi feito as validações do formulário eu poderia ter alterado o item status, para aparecer um select "dopdown" digamos aparecer "ativo, inativo, etc." mas não achei relevante na hora.

Ta mas o que quero mostrar nesta ferramenta, não é o simples fato de ela ser grátis, o que nos vale prestar a atenção é que mesmo sem um grande conhecimento de programação, você pode "criar" um sistema consideravelmente avançado, tendo simplesmente um banco de dados montado. Em coisa de uns 15 minutos adiantar o trabalho que provavelmente teria de meses.  Para quem esteja começando eu aconselho não só a testar a ferramenta, mas também o framework (https://codeigniter.com/), a documentação deles embora esteja em inglês, é muito boa,  e capas de encontrar alguém que já tenha traduzido para o português.  

ah já estava me esquecendo, para aqueles que marcaram o item "pagination" quando estava configurando o projeto.

dentro de application/config/ irão procurar o arquivo constants.php e por sua vez, terão a seguinte linha.

define('RECORDS_PER_PAGE', 5);

Esta linha significa a quantidade de itens que serão exibidos por pagina, no nosso exemplo "produtos ou  entrada de produtos"

Duvidas só perguntar o que eu souber tento ajudar.

Edited by Eduardo Molina
  • Like 5

Recem fiz um teste no CrudIgniter, mas na hora de rodar o sistema tenho recebido alerta de algum tipo de erro, que nao consegui ainda resolver.

A mensagem é: Please navigate to the appropriate controller / action to open the associated function with your generated code.

Você sabe me ajudar com esse erro?

Tenho outras dúvidas também... Existe alguma forma de conversarmos por uns 10 minutos?

Atenciosamente, Eduardo ([email protected])